quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Do que estou aprendendo no meu tempo off..


A minha decisão de tempo off nada mais é que anonimato e reducionismo.

Explico: reducionismo. Sabe, o simples é o irredutível e o simples é o belo. Minhas fotos de orkut – 700. Quem tem tempo de ver 700 fotos? Nem eu mesma! Nem eu mesma posso ver e administrar as minhas 700 fotos.. então reduzi. A princípio pra 622. É um começo. Eu me apego as coisas de tempos, os jeans velhos puídos, as camisetas manchadas, os tênis falantes e principalmente as fotos. É difícil excluí-las. Mas dá saudade daquele tempo em que tuas férias se resumiam a 36 fotos de um filme da KODAK, que tu via com gosto, devagar, aproveitando cada nuance, lembrando de cada situação. Agora as situações todas cruas, todas as situações prontas em 800 fotos de umas férias de uma semana, e tu não precisa mais pensar. Lá se foi o imaginário.

O reducionismo dá tempo. Reduzi o número de horas no pc pra 2, e me sobraram chimarrões, leituras e desenhos. Sim! Desenhos! Depois da nova cadeira de técnicas de grupos e do re-contato com as cores eu voltei a desenhar. Comprei uma caixa de giz coloridos e estou pintando todo o meu dia-a-dia naquelas folhas em branco. Uma nova forma de me expressar.. gostosa.. o barulho do giz no papel – rec – rec – rec – rec.. e nenhuma regra. Não tem que ficar bonito. A árvore não tem que ter o caule marrom (a minha tem roxo e as folhas são vermelhas). Sem uniformização, sem professora me dizendo: “- não, não! O caule da árvore é marrom!”. O meu é roxo. Pronto.

E o anonimato. Eu não queria tocar nesse assunto aqui.. por que acho bem complicado mesmo e acho que a maioria não vai gostar, mas enfim. Anonimato é o seguinte: sabe aquela foto com o presente que tu ganhou de não-sei-quem? É isso. Ou melhor, é o não-isso.

É difícil também ficar no anonimato – ou melhor, é difícil se convencer que ‘hey’, você está no anonimato – a linha é tênue. Por exemplo: ter um blog é sair deste anonimato? Eu me lembro da época em que meu blog era anônimo. Eu escrevia primeiro para mim, nos meus cadernos. Depois fiz um blog anônimo, pra ter alguma resposta do mundo, um eco. Por fim eu me revelei. Mais um passo. Esta sou eu. Não consigo achar isso negativo, então procuro equilibrar e no meu íntimo eu sei o que é anonimato, é o seguinte: fazer as coisas por si, para si, e não para um público.

Enfim, tudo isto ainda é construção, mas está sendo ótimo. E é bom poder dividir a construção do meu mundo anônimo-histórico-social.

Um comentário:

Corso disse...

olá! realmente alcançar algumas coisas que a principio deviam ser simples não o são: "reduzir", prefiro o termo "otimizar"... otimizar o tempo na internet, otimizar o tempo em orkut, msn etc. reduza, se preferir, muitas coisas... e aproveite sim o rec-rec do giz, aproveite sim os chimas, aproveite tambem o tempo com aqueles (braza no meu assado) que te amam. bjos... e boa temporada "off".