quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Depois deste post, nunca mais consigo vaga em RH.

Hoje de madrugada eu recebo mais uma vaga de estágio por e-mail. Mais uma de RH, pra variar. Mais uma pros caras te dizerem “me contrata qualquer um, menos gente gorda e de cor”. No desespero do “estou quase no 5º semestre sem estagiar” e do “os estágios de psico são obrigatórios, tu vai começar o primeiro agora, não vão te pagar porra nenhuma” eu pensei em me inscrever. Logo depois, me arrependi. Por curiosidade vi uma vaga para odonto que tinha sido aberta a pouco já que minha irmã pretende fazer o curso. Vamos às comparações:
estágio da psico – 300,00 + VT
odonto – 720,00 + VT + todas as outras frescuradas
psico – 6hrs por dia
odonto – 5hrs
psico – a partir do 3º sem
odonto – a partir do 1º sem (ou seja, quando ainda não se sabe nem que raios se está fazendo na porra do curso)
Tenho que chorar pra vocês, isso me frustra demaaaais! Me deixa maluca saber que se eu estivesse no 1º semestre de direito ou de adm-não-sei-o-que-cursar (desculpaê se alguém é da adm, mas dizem as más línguas) eu já estaria com um estágio desses garantido de cara.
Se ninguém sabe por que de tudo isso, eu acho que sei. Primeiro por que é uma responsa enorme mexer com pessoas. Não é como mexer com números ou arquivar papéis (o que o pessoal do direito faz de cara..) então tu tem que estar lá pelo 6º pra te darem alguma responsabilidade. Depois, o curso tem estágio obrigatório – 3 anos de estagio obrigatório – ou seja, por que alguém vai te pagar, se pode te ter de graça?
Enfim.. não sei o quanto disto tudo está certo.. o quanto está errado..
Mas eu precisava desabafar. Simples assim.

2 comentários:

Corso disse...

hehe, Bem vndo ao mundo real!!!, é discutido e não é de hj que em nosso pais (talvez tenham outros assim, mas sei de varios outros que NÃO é assim), as profissoes recebem discrepante desigualdade de remuneraçao. O que dizer dos educadores, todos tem aproximadamente o mesmo tempo de formaçao 4-6 anos, um profissional da saude já sai empregado, enquanto alguem quer cursou outra carreira tem q batalhar mtooo. E a remuneração? olha só quanto ganham os professores de Ensino Médio-fundamental... uma migalha, e não são eles responsáveis por intruir o "futuro da naçao"? é ninguem pelo jeito se importa com o futuro. Então se frustar com sua escolha por se deparar com essa discrepancia é sim algo normal, me atinge tambem e não será sua ultima vez q vc irá se sentir assim, e não será a ultima vez q vc vai querer desabafar! Pense, pelo menos agora, vc fez a escolha que vc queria!!! e por isso ser remunerada mais ou menos que os outros, pelo menos agora, é algo que vc não deve se importar. Pelo contrario olha em frente e diz TO FAZENDO O QUE GOSTO!!! muAAAA>Ahhh

Vinicius disse...

Entendo muito bem o que você quis dizer, talvez não só entenda como sinto!
Agora tem um projeto que pretende aumentar o salário do psicólogo (para 4 mil e pouco), o que é muito bom, mesmo não acreditando que essa lei vai pegar (ainda), mas acredito que estamos passando por um momento profissional único e isto será muito benéfico para nós, pois a sociedade está percebendo o quão é importante a assistência psicológica. Não apenas no que se referem aos afetos, sentimentos, recrutamentos e seleções, mas acima de tudo, estão/estamos percebendo que o psicológico está presente no cotidiano de todos. A existência está pesada e está pedindo help, isto é fato!
Desvinculados do trabalho com loucos estamos sendo vinculados ao trabalho de evitar a loucura. Nem que seja a urbana!
Beijos