sexta-feira, 13 de junho de 2008

revisitando...

"o Ser deve cuidar-se para não ser tragado pelo mundo-dos-outros e isentar-se da responsabilidade individual de escolher existir" Martin Heidegger

Quando a professora de Artes falou em Expressionismo e crítica social as telas vieram rapidamente à minha mente. Mas nós vamos fazer uma releitura. Eu não faço idéia de como “reler”, criar de forma diferente uma coisa já criada.
É claro que fazemos isso o tempo todo. Copiamos adaptando ao que nos parece razoável... seja o tipo físico, os amigos, aos pais, seja a versão da vida de alguém, seu modo de ser, suas decisões.
A frase do filme me deixou intrigada, ela é de alguém importante: “descubra o que você é e seja de propósito.”
O difícil é descobrir, não o que somos agora, neste momento mas, se o que somos é realmente nosso ou é algum personagem já tatuado.
Tantas influências. E você é autêntico... por que? Viu em algum comercial que deve ser? Você é completamente diferente dos outros só pra não ser mais um na multidão? Ou pode ser que você passe despercebido e você e seus amigos ajam da mesma maneira. Você é introspectivo e acha que esconde dos outros o que é muito especial dentro de si.
Tudo me parece produto. Não o produto resultado de alguma coisa mas o produto à venda, o marketing.
Eu só consigo ver o que sou e, somente alguns aspectos, quando ajo sem pensar. Em situações limite.
Caso contrário se racionaliza, pensa nos conselhos, nos exemplos, no alvo.
“Descubra o que você é”, o auto-conhecimento é a coisa mais difícil de que jamais ouvi falar. A formação da personalidade é a cadeira de Psicologia que mais anseio por fazer. Me interessa muito saber como se constrói o caráter das pessoas ditas normais e racionais, estimuladas a comprimir, a abusar, a rir e a chorar, a equilibrar e a buscar e a se conhecer. 12/03/2005

tive que 'repostar'...
como fugir do "mundo-dos-outros"??

2 comentários:

Nanda Lacerda disse...

Jah escrevi e apaguei um comentario pelo menos 4 vezes... desisto... muito dificil de falar sobre isso... nao qro pensar... qro apenas ser.. nao importa se vou ser eu ou um pedaço de alguem ou alguma coisa de q gostei... nem sei se eh certo... eh complexo demais pensar nisso.. melhor viver....
=***

Nanda Lacerda disse...

haiuhaihuaa
eh verdade.. meu blog agora soh fala de musica... e o Diogo Nogueira é lindo! Eh um dos sambistas que fazem parte da nova geraçao...muito bom!
um beeijo Mila....

=********