segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um expositor

Um pouco mais de 4 meses separada! Depois de tantas festas, cervejas e bocas.. eu finalmente posso ficar só! Existe um período depois de um término de fase em que se quer viver tudo e nada de uma vez. Passado esse período, pode-se voltar a escolher o que se quer viver, aos poucos. Esse meu eperíodo chegou, ainda bem! Agora eu posso voltar aos meus critérios, voltar a ficar muito tempo sóbria, e voltar a ficar só comigo. Eu e a companhia dos meus livros, filmes, músicas e anotações. Tem gente que acha que isso tudo aconteceu rápido demais pra mim. Tanto o me "jogar na boêmia" (1 semana depois de tudo?) e no agora, "sair" dela. Mas isso é o que acontece aos arianos e a todos os outros intensos e impacientes. Ariano não paga nada a longas prestrações, o negócio é a vista. Quase morre... mas tem como bônus o fato de não pagar juros.
Eu estava lendo Montaigne semana passada (recomendo, hein? Ensaios, ótimo!), e encontrei algo que, se não é uma motivação, é pelo menos umas justificativa pra minha exposição. Montaigne, como eu (santa pretensão! ou eu, como Montaigne) escrevia sobre si para passar algo. Usava sua própria vida como objeto de engrandecimento ou de escárnio e tinha nele mesmo o exemplo para suas divagações. Um expositor, as same as I.
Ele diz em um dos Ensaios: "(...) os meus erros já são quase naturais e incorrigíveis; mas, quanto os homens exemplares são úteis ao público fazendo-se imitar, eu o serei talvez, fazendo-me refugar (...) Publicando eu e acusando as minhas imperfeições, alguém há de aprender a temê-las. As partes que eu mais estimo em mim, tiram mais honra de me acusar que de me recomendar; eis porque aí é que eu recaio e me detenho com mais freqüência. Mas, no final das contas, nunca se fala de si sem dano: as condenações em boca própria são sempre acreditadas; os louvores, desacreditados".
Sim, é ônus, mas é também exemplo e libertação.

Bjus, queridos.

2 comentários:

someone disse...

Interessante!
primeiro a parte dos arianos.
Realmente,nós somos impulsivos,não queremos esperar para amanhã o que podemos fazer hoje,acredite,paciência não é a nossa melhor virtude.
O ariano,também bate com a cabeça várias vezes, até aprender o que realmente é "certo",ou muitas vezes,não compreende.Sendo até mesmo primitivo.
Falando assim até parece que é um signo muito ruim,mas não, possui suas vantagens(dizem que é bom de cama!hahahaha),apesar dos defeitos é sincero,pois não gosta de perder tempo com mentiras,das quais levam muito tempo para serem elaboradas,é muito mais fácil falar a verdade,até porque está sempre correndo,o tempo parece que não é o bastante.
Então vem a segunda parte,quando tu comenta sobre a exposição,que não deixa de ser em parte uma atitude ariana,falar o que pensa.
Acima de tudo,insistir para que as outras pessoas te aceitem como é,no caso a sociedade,e se não aceitarem,como dizia Zagalo,vão ter que te engolir.hehehehe...
BjoOs

Vinicius disse...

Ai ai ai... essa libertação que buscamos tanto.
Livres do mundo, mas prisioneiros de nossas fantasias. Pelo menos dentro de nós loucuras e fantasias são "socialmente" aceitas, mas não ouse coloca-las para fora. O preço é alto, tanto para arianos, virginianos ou qualquer outro signo do zodiaco.
Porém é sempre gostoso saber que há contas que consiguimos pagar tranquilamente, à vista!