sexta-feira, 26 de setembro de 2008

As minhas Rosas

eu explico o título...
eu passei pelo blog desse menino aqui
http://pavulso.blogspot.com/
e ele escreveu sobre os animais de estimação que ele teve...
e como a gente se dedica à eles, se apega à eles e de como isso é importante pra que sobrevivam...

a raposa no livro do Pequeno Príncipe, sabiamente, diz:
"foi o tempo que passaste com tua rosa que fez dela importante"

então.. inspirada por ele, e pela raposa, hoje eu vou falar das minhas rosas..
fazer uma homenagem aos bichinhos que já tive..

o primeiro bichinho que eu lembro de ter na verdade não era meu e sim dos meus pais..
era um papagaio.. ele ficava, ou teoricamente deveria ficar numa gaiola no pátio..
a questão é que ele sempre roía o prendedor da portinha e saía de lá.. às vezes eu penso que se ele não tivesse que roer o prendedor ele nem sairia.. que a diversão era mesmo essa..
enfim.. ele morreu de tanto teimar.. um dia ele saiu e um cachorro da rua que entrou sabe-se como lá em casa comeu ele..
ele falava "mãe, quero mamá" de tanto me ouvir falar isso pra minha mãe..
era a única coisa que ele falava

depois veio a xuxa
a xuxa era uma cadelinha.. que minha mãe fez o favor(?) de despachar e inventar uma super história pra que eu não ficasse brava com ela
ela disse que a xuxa tinha arrumado um namorado.. e tinha fugido com ele.. e que eles iam ser muito felizes..
eu "fiquei feliz" pela xuxa.. mas fiquei pensando que ela era muito ingrata de nem se despedir de mim..

quando fomos pra roraíma nós tínhamos um galo e uma galinha...
o galo era o carlinhos e a galinha era a carla...
a carla era super dócil.. e minha irmã, na época com 6 anos, andava com ela embaixo do braço pra lá e pra cá...
a carla botou todos os ovinhos dela em cima do nosso lp..
(vocês ainda lembram o que é um lp? rs.. vulgo toca discos..)
a gente tentava mudar o ninho dela de lugar mas não adiantava nada..
o cachorro faminto da vizinha comeu um por um cada membro da família..
primeiro o carlinhos, depois os pintinhos e por último a carla.. que era a mais esperta deles.

eu tive peixinhos também.. que ganhei de aniversário..
os que duraram mais duraram 2 anos..
eu gostava deles mas não sei se era correspondida..
encostar em quem eu gosto é muito importante pra mim e eu ficava muito frustrada por não poder tocar neles..
claro que eu toquei a força várias vezes.. mas eles não gostavam muito disso.. ficavam muito agitados..

em porto alegre tivemos o snoopy
a gente pegou ele de uma ninhada de 8 filhotes..
a cadela não amamentava mais eles e eles iam certamente morrer..
como de fato morreram os irmãozinhos dele que a gente não trouxe
o snoopy tinha falta de cálcio e não conseguia caminhar
ficou um tempão tomando cálcio e mamadeira com farinha láctea
ele tinha uma inflamação horrível na orelha também
e os piores vermes que eu já vi na vida.. que eu mesma vi ele expelindo e que cuidei.
mas ele sobreviveu.. ficou forte E enorme
levamos ele pro sítio da minha vó..
ele ainda tá vivo.. hoje não é mais forte.. é gordo mesmo..
e é cheio de pulgas.. como sempre foi..
nunca nenhum remédio livrou ele das pulgas.. era algo realmente incrível!

depois veio o léo.. o nome mesmo era leãozinho..
um gato persa..
mtooo preguiçoso..
mas extremamente carinhoso E burro, como todo gato persa.
a gente vendeu ele.. porque minha mãe não aguentava mais tirar os pêlos dele até dos copos e pratos limpos guardados dentro do armário.

eu ainda tive uma tartaruga..
que hibernou no inverno.. mas que como não sabíamos que tartarugas hibernavam.. e tentamos 'acordá-la' de tudo quanto era jeito e ela não acordou.. achamos que ela tinha morrido e enterramos a coitada viva mesmo.

teve a cocotinha..
que eu devo ter matado a porrada mesmo.. tentand discipliná-la...
ensiná-la a fazer as coisas que eu queria..
imagina.. uma cocotinha.. coitada..
eu tive plena noção que ela tinha morrido por minha causa..
e ela me ensinou a respeitar as rosas que eu amava porque elas são frágeis.. e não se pode tratá-las de qualquer forma..

agora tem a kim.
a kim eh minha primeira rosa desde que moro sozinha sem meus pais..
ela é minha total responsabilidade..
e é importantíssima pra mim.
ela esteve comigo em momentos barra já.. e tem uma super sensibilidade.
o que eu mais gosto na kim.. é a expressão dela..
mesmo que ela pudesse ela não precisaria falar.. porque ela expressa tudo com o olhar.
ela é bem apegada à mim tb..
quando viajamos de férias por uns 10 dias ela emagreceu 4kg..
e apesar de correr pra mim quando me viu.. era nítido o olhar dela de chateação..
ela estava muito sentida..
mas como eu ia explicar pra ela que eu embora mas que ia voltar??
enfim.. o post foi só uma homenagem às minhas rosas..
a às coisas que eu aprendi com elas..

deixo uma foto da minha bebê pra terminar.. de quando eu adotei ela..

6 comentários:

someone disse...

isso me lembra os meus animais de apartamento.Tenho uma calopsita e um periquito hoje e já tive hamsters também.Sou fascinada por animais.Eles são incríveis e por mais que vc pense que eles não entendem nada que estamos pensando,eles sabem tudo,sentem tudo e são muito espertos.

ps1:tadinha da tartaruga,vc não ficou depre depois?
ps2:vc um dia disse que a kim não entende nada que vc está falando,mas seu post diz o contrário,por mais que seja pela sua ausência.


bjoks

Vinicius disse...

Olá! Eu sou o menino o/
Primeiro, estou honrado por ser citado no teu blog, fico feliz em saber que já estabelecemos uma relação de leitor/escritor, escritor/leitor.
Inspirações sempre são necessárias, o engraçado é que vc comentou sobre o tamanho do post, também não tive a intenção, mas quando li o seu post, pensei "mas o texto dela também é grande", agora me pergunto, tem como escrever pouco quando o assunto são as nossas rosas? é claro que não! Afinal de contas "foi o tempo que passaste com tua rosa que fez dela importante".
Abraços

Nanda Lacerda disse...

adoreeeeei o post! um dos mais legais teus! nao sei se eh pq tu tava falando dos bichinhos q eu adoro tbm!! iuauihai
mas a da tartaruga foi oootima! coitada! ateh fiquei com pena... apesar de nao ser muito chegada em bichos q nao demonstram afeto... como os peixes... acho tao estranho alguem ter aquario...


aiii q preguiça de postar! aiuaiuha
=*

Vinicius disse...

Na verdade escrevi aquilo mais para tirar sarro do que qualquer outra coisa...
;)
beijos

Unknown disse...

Só para esclarecer sobre a xuxa..ela era uma graçinha mesmo..mas o que aconteceu realmente foi o seguinte..um dia escutando a rádio Fm Peperi de S.Miguel do oeste..vi o anuncio que uma cadelinha, com as caracteristicas da cadelinha..a qual.. tinhamos colocado o nome de Xuxa..mas que claro naum devia ser esse..tinha desaparecido.. entaum levamos ela lá e a dona dela, ficou feliz por encontrar sua rosa novamente..Mas na real, fiquei com medo de dizer que ela voltou pra casa..ou melhor que levamos ela de volta.. achei que vc naum iria aceitar..entaum disse que ela , tinha tomado a iniciativa de ter ido, embora ..Mas é isso!! ela continuou sendo a rosa da sua verdadeira dona !! beijos amore !!

Vigilius disse...

Que bonitinho ^^ entre alegrias e tragédias...
eu só tive uma cadela até hoje =( era enorme, parecia um cavalo!
mas ainda vou ter meus verdinhos fofinhos, tu vai ver...