quarta-feira, 25 de junho de 2008

O Apanhador no Campo de Centeio

Aproveitando a resenha feita para a cadeira de redação para deixar a sugestão de um livro que entrou pra minha lista de "livros de cabeceira" mas que na verdade, é um livro do meu coração.

O Apanhador no Campo de Centeio é a história de um adolescente chamado Caulfield que, após ser expulso do 3° colégio, fica vagando por Nova York à espera do momento exato de voltar pra casa. Neste plano de fundo, Caulfield vai expor, com afinco, todo podre que a vida tem: a cretinice dos colegas no colégio, a importância do dinheiro... e vai viver isso com um sofrimento tão grande, que acabamos percebendo que ele é, na verdade, vítima de si mesmo e de sua sensibilidade para com o que acontece ao seu redor.
A vida é amargamente a mesma para todos, mas Caulfield, mesmo que involuntariamente, vive intensamente cada segundo dela, saboreia com a mesma voracidade cada pedaço, doce ou amargo. Entretanto, quem acha que seu relato vai ser composto apenas de ódio, mentiras, depressão e hipocrisia, se surpreende com o seu encantamento ao ouvir um menino cantar a música do apanhador. Um simples fato o tira de seu abismo pessoal para colocá-lo num ensolarado dia.
No fim das contas, sua "tragédia" pessoal tem um "quê" de cômico pela ironia e sarcasmo ácido de Caulfield que faz com que nos identifiquemos com as angústias de nossa própria vida. Ele se incomoda em confessar que é capaz de odiar alguém só de olhar, no entanto, apesar das pessoas estarem sempre lhe decepcionando, ele ainda vai em busca delas, procurando algum entendimento e sempre acabando por as perdoar.
A poesia do livro está na inocênciade Caulfield. Dentro de toda aquela rebeldia, ele só quer ser um "apanhador no campo de centeio". Segurar as crianças, as quais a simplicidade ele cultua, para protegê-las da corrupção, da falsidade do mundo adulto, ou seja, do abismo. No fim do livro é esta a melancolia que nos abate, não a do destino de Caulfield, mas da perca da companhia deste menino que, tão espontaneamente, fala por nós.

5 comentários:

Unknown disse...

hum !! quero ler esse livro!! rsrs...te amo minha linda!!hoje amnhã e sempre...eternamente te amo.. mil vezes te amo!

someone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
someone disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
someone disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nanda Lacerda disse...

o livro da vontade de ler.... nao sei se é o jeito q tu descreveste ele ou se a historia eh interessante mesmo.. uheuhuehe
um beijo Mila!
;*