Aproveitando a resenha feita para a cadeira de redação para deixar a sugestão de um livro que entrou pra minha lista de "livros de cabeceira" mas que na verdade, é um livro do meu coração.
O Apanhador no Campo de Centeio é a história de um adolescente chamado Caulfield que, após ser expulso do 3° colégio, fica vagando por Nova York à espera do momento exato de voltar pra casa. Neste plano de fundo, Caulfield vai expor, com afinco, todo podre que a vida tem: a cretinice dos colegas no colégio, a importância do dinheiro... e vai viver isso com um sofrimento tão grande, que acabamos percebendo que ele é, na verdade, vítima de si mesmo e de sua sensibilidade para com o que acontece ao seu redor.
A vida é amargamente a mesma para todos, mas Caulfield, mesmo que involuntariamente, vive intensamente cada segundo dela, saboreia com a mesma voracidade cada pedaço, doce ou amargo. Entretanto, quem acha que seu relato vai ser composto apenas de ódio, mentiras, depressão e hipocrisia, se surpreende com o seu encantamento ao ouvir um menino cantar a música do apanhador. Um simples fato o tira de seu abismo pessoal para colocá-lo num ensolarado dia.
No fim das contas, sua "tragédia" pessoal tem um "quê" de cômico pela ironia e sarcasmo ácido de Caulfield que faz com que nos identifiquemos com as angústias de nossa própria vida. Ele se incomoda em confessar que é capaz de odiar alguém só de olhar, no entanto, apesar das pessoas estarem sempre lhe decepcionando, ele ainda vai em busca delas, procurando algum entendimento e sempre acabando por as perdoar.
A poesia do livro está na inocênciade Caulfield. Dentro de toda aquela rebeldia, ele só quer ser um "apanhador no campo de centeio". Segurar as crianças, as quais a simplicidade ele cultua, para protegê-las da corrupção, da falsidade do mundo adulto, ou seja, do abismo. No fim do livro é esta a melancolia que nos abate, não a do destino de Caulfield, mas da perca da companhia deste menino que, tão espontaneamente, fala por nós.
5 comentários:
hum !! quero ler esse livro!! rsrs...te amo minha linda!!hoje amnhã e sempre...eternamente te amo.. mil vezes te amo!
o livro da vontade de ler.... nao sei se é o jeito q tu descreveste ele ou se a historia eh interessante mesmo.. uheuhuehe
um beijo Mila!
;*
Postar um comentário